Centenário de Bento

As instituições literárias comemoraram em dezembro de 2005 o centenário de nascimento de Bento Munhoz da Rocha Netto, uma das figuras mais importantes da história do Paraná. Transcorridos 32 anos do seu passamento, mantém-se viva a sua memória, como farol que não se apaga.

Nascido em Paranaguá no dia 17 de dezembro de 1905, filho de Caetano Munhoz da Rocha e Olga Carneiro de Souza Munhoz, após o curso de humanidades, ingressou na Faculdade de Engenharia da então Universidade do Paraná. Exerceu os mais diferentes cargos, tanto no serviço público, quanto no magistério superior. Neste último, lecionou História das Américas, Sociologia, Economia Política, Ciências das Finanças, Geologia, Mineralogia, Metalurgia, Psicologia e Lógica, Problemas Brasileiros, Teologia e Altos Estudos da Administração Internacional.

Como seu pai, que governou o estado duas vezes, fez carreira política, primeiramente como deputado federal, (1o.secretário) da Câmara Federal. Posteriormente, governador do estado, tendo seu período sido fecundo de realizações, com a construção do Centro Cívico, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública e outros cometimentos de relevância histórica. Conferiu ênfase à atividade cultural.

Durante seu governo ocorreram as comemorações do primeiro centenário de emancipação política do Paraná.

Ocupou a seguir o Ministério da Agricultura na administração do presidente Café Filho. Foi cogitado para disputar a presidência da República, mas os fados lhe foram contrários.

Fluente orador, dos maiores da sua geração, estão bem nítidas as lembranças do seu itinerário intelectual como líder do seu tempo. Sua bibliografia é das mais densas, tanto em textos discursivos, quanto em publicações a respeito de sociologia, história, biografias e monografias.

Ocupante da cadeira nº 15 da Academia Paranaense de Letras, deu enorme contribuição para o prestígio da instituição. Faleceu em 12 de dezembro de 1973.

Túlio Vargas, cadeira nº23

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.