Ata Da Reunião da Academia Paranaense de Letras do dia 11 de Fevereiro de 2015.

Conforme convocação da Presidente Chloris Casagrande Justen, às 17:00 horas do dia 26 de Fevereiro de 2.015, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, reuniu-se a Diretoria da APL, da qual estiveram presentes os seguintes confrades e confreiras, além da Presidente e do Secretário: Renê Ariel Dotti, Paulo Sérgio da Graça Torres, Nilson Monteiro, Guido Viaro, Eduardo Rocha Virmond, Ário Dergint, Adélia Maria Woellner, Ernani Buchmann, Clotilde Branco Germiniani e Maria José Justino. A abertura da sessão deu-se com a palavra da Presidente, que relatou o andamento e as dificuldades encontradas na posse e manutenção do Belvedere, recentemente destinado a sediar a APL, sem data previsível para a sua inauguração. Igualmente, o projeto A Academia vai à Escola, já oficialmente aprovado, está em vias de integração com o Instituto Histórico, a Secretaria de Educação e seus Núcleos Regionais de Ensino `a Distância e as Academias do Interior do Estado. Em fase de estudos, a realização da Semana da História do Paraná, juntamente com o Instituto Histórico do Paraná; a realização da Semana de Literatura e Artes no Paraná, Nossa Pátria, Nossa Língua e a programação referente à comemoração dos 79 anos da APL. A consolidação das Comissões de Trabalho constou também da pauta da reunião, conforme já foram aprovadas em 11/6/2014:

Comissão de Avaliação: Albino Brito Freire, Adélia Maria Woellner e Ario Taborda Dergint.

Comissão de Eventos Sócio-Culturais: Antonio Celso Mendes, Guido Viaro, Ernani Straube, Marta Morais, e Maria José Justino.

Comissão de Comunicação e Divulgação: Dante Mendonça, Clotilde Branco Germiniani, Cecília Vieira Helm e Nilson Monteiro.

Comissão de Premiações: Renê Ariel Dotti, Clemente Ivo Juliato, Ricardo Pasquini, Ario Taborda Dergint e Paulo Venturelli, pela concessão dos seguintes troféus: Participação Acadêmica (Troféu Vasco Taborda), História do Paraná (Troféu Túlio Vargas); Literatura Paranaense (Troféu Emiliano Pernetta); Artes e produções Artísticas (Troféu Poty Lazzarotto); Placa de Bronze (Biblioteca Norton Macedo, cujo patrono é Eduardo Rocha Virmond); Prêmio Destaque Literário Honorífico a Júlia da Costa; Diplomas de Honra ao Mérito (Por trabalhos definidos); as comemorações do aniversário da APL serão estabelecidas pela seguinte Comissão: Ernani Buchmann, Ernani Straube, Darci Piana, Oriovisto Guimarães, Paulo Torres, Clemente Juliatto, Renê Ariel Dotti, Maria José Justino, Eduardo R. Virmond, Nilson Monteiro e demais que se dispuserem; foram ainda tratados os assuntos referentes à edição da Revista da APL, da seleção dos candidatos aos prêmios, da modificação dos estatutos e da segurança do Belvedere. A reunião foi encerrada com as seguintes palavras da Presidente: ‘Há dois caminhos à nossa frente! Aguardamos o sucesso, sem nos preocuparmos com a areia dourada caindo na ampulheta, ou integramos a alegria dos desafios, deixando marcas indeléveis de nossa passagem altaneira. Juntos, a escalada é de todos nós! Vitoriosos na construção do novo Observatório da Cultura Paranaense e na reconstrução do Alto do São Francisco, seremos os novos visionários, benfeitores construindo a própria imortalidade!’ Eu, secretário, subscrevi a presente ata, que vai assinada por mim e referendada pela Presidente.

A Ata foi lavrada pelo Secretário Geral e referendada pela Presidente.

Chloris Casagrande Justen                  Antônio Celso Mendes

Presidente                                            Secretário

Publicado em Atas