Ata de 27 de março de 2014

Aos vinte e sete dias do mês de março de 2014, às 17 horas, no Centro Paranaense Feminino de Cultura, contando com a presença dos seguintes acadêmicos:  Presidente Chloris Casagrande Justen, Ernani Straube, Renê Ariel Dotti, Eduardo Rocha Virmond, Antonio Celso Mendes, Dante Mendonça, Ario Dergint, Adherbal Fortes de Sá e Ernani Buchmann, reuniu-se a Diretoria da APL para deliberar sobre a pauta proposta pela Presidente, com os seguintes tópicos.1) Comunicação do pedido de renúncia do acadêmico Rui Cavallin Pinto da função de 1º secretário. 2)Definição do dia da semana do Café da Manhã e escolha do (ou dos) anfitriões de cada sessão. 3)Datas das posses dos acadêmicos eleitos. 4)Deliberações sobre a temática da Semana de História. 5)Participação na edição da Revista da academia. 6)Propostas para a Comissão de Estudo sobre o Sistema de ingresso na Academia. 7)Correspondência do currículo do pretendente com as finalidades da Academia e a natureza histórica da cadeira vaga. 8)Compromisso da presença do candidato com vistas à sua residência permanente. 9)Mudança dos termos do Compromisso de Posse do Acadêmico. 10)Vacância das cadeiras não frequentadas por mais de cinco anos, assegurados os direitos permanentes relativos à saúde dos assíduos frequentadores. Iniciada a reunião, tomou a palavra a presidente, que relatou as últimas providências por ela desenvolvidas, no sentido de regularizar a existência e o funcionamento da APL como instituição, e que, de posse do Alvará e demais documentos pertinentes, fez a entrega de uma cópia dos referidos na Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Educação, considerando encerrados os trabalhos concernentes ao reconhecimento da APL como entidade cultural. Em seguida, fez um relato de seus contatos mantidos com a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, no referente à implantação dos Cursos de História do Paraná nos currículos escolares, bem como sobre o projeto do Dep. Ney Leprevost doando verba específica para a APL. Igualmente, sobre o andamento da posse do Belvedere na praça em frente ao Museu Paranaense. Na continuidade, fez uso da palavra o acadêmico Renê Ariel Dotti, que manifestou suas preocupações com o descaso com que diversos confrades têm considerado suas presenças nas reuniões, comprometendo a própria continuidade do funcionamento da Academia, solicitando que a presidente telefone a cada integrante da APL, concitando-os a retomarem suas frequências. Em seguida, o confrade Ernani Buchmann fez referência ao fato de que a APL está ausente das figuras jovens da literatura paranaense. Quanto ao desenvolvimento da pauta, foram procedidas as seguintes deliberações: Quanto ao item 1, foi aceita a renúncia do secretário da APL, Ruy Cavallin Pinto, tendo assumido o cargo o Acadêmico Antonio Celso Mendes. Quanto ao item dois, ficou estabelecido que o café da manhã será doravante realizado nas segundas quartas-feiras de cada mês. Quanto ao item 4, a Semana de História será realizada em parceria com o Instituto Histórico, nos dias 23, 24 e 25 de setembro próximos, desenvolverá os seguintes temas: A Guerra da Tríplice Aliança, a cargo do Embaixador Orlando soares Carbonar; Os cem anos da Primeira Guerra Mundial, a cargo de Eduardo Rocha Virmond; e o Legado da 1ª Guerra Mundial, com dois sub-temas, sendo um deles a cargo do general  da reserva Cesar Augusto Nicodemos de Souza. Deliberou-se também que um integrante da APL fará uma palestra sobre a vida e a obra de Júlia da Costa. Quanto ao item seguinte, a montagem da nova Revista ficará a cargo do confrade Eduardo Rocha Virmond. No que se refere às modificações estatutárias para o ingresso de novos integrantes da APL, ficou deliberado que as sugestões devem ser encaminhadas à Comissão já designada para aqueles procedimentos, pois são muitas e variadas as sugestões. Finalmente, as preocupações estão todas voltadas para a ausência contumaz de muitos confrades, tendo Renê Dotti  sugerido o estabelecimento de uma punição exemplar aos omissos, o que será feito com a modificação dos estatutos. Em complemento, surgiu a proposta de serem criados Diplomas de Mérito a serem outorgados  pela APL, com vistas a aproximar a Instituição das lideranças jovens e significativas do Estado, de acordo com o projeto aprovado pela atual Direção da APL, pilares da gestão 2013/14. Partiu, finalmente, do atual secretário, a proposta referente à retirada do ícone dos acadêmicos ausentes no site atual da APL, em virtude de suas ausências por período ininterrupto de dois anos. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, da qual, eu, secretário, faço o registro em ata, que vai assinada pela Presidente da APL e por mim, secretário.

Publicado em Atas