A Academia Paranaense de Letras e os 70 anos da Fiep

A Federação das Indústrias do Paraná comemorou, no dia 18 de agosto, seu aniversário de 70 anos. Uma data marcante, por tudo o que o grande sistema que congrega a nossa indústria, incluindo seus braços de assistência social, o Sesi, e de qualificação profissional, o Senac, representam para o desenvolvimento do estado.

Desde o seu início, a Fiep está ligada à cultura e às letras. Seu primeiro presidente foi Heitor Stockler de França, então dirigente das indústrias gráficas instaladas no Paraná. Era jornalista, poeta, cronista e dramaturgo, autor de mais de uma dezena de obras marcantes.

Heitor Stockler participou ativamente do meio cultural curitibano. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico, do Centro de Letras e fundador da Academia Paranaense de Letras, ocupando a Cadeira nº 36.

Entre suas obras, destacam-se Curitiba e o Sol (1928) e A Musa e o Poeta (1946). Durante anos, o acadêmico publicou no Diário da Tarde a coluna Motivos da Cidade, crônicas sobre o dia a dia curitibano.

Falecido em 1975, foi sucedido na Academia pelo seu filho, o advogado, professor universitário, jornalista, poeta e trovador Apollo Taborda França, cuja carreira também se destaca pelos quase 20 anos dedicados à Procuradoria do Sesi.

Outros membros da APL foram ligados à atividade industrial, como Jayme Ballão e Virgílio Moreira. Mas a ligação da Fiep com a cultura vai mais longe.

Além do incentivo às artes plásticas, à música, ao teatro e ao cinema, com programação permanente em seus diversos espaços, em 2013 a Fiep inaugurou o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, no histórico casarão da Rua Marechal Floriano que durante décadas abrigou a família do primeiro presidente da Federação.

São motivos relevantes para que a Academia Paranaense de Letras se associe às comemorações pela passagem do aniversário da entidade, desejando que, na sua trajetória em benefício do progresso paranaense, ela continue mantendo fortes os laços que a unem à cultura e às artes do estado.

Chloris Casagrande Justen

Presidente da Academia Paranaense de Letras

 

Publicado em Geral