A Academia Paranaense tem nova Presidente

Em 20 de dezembro último, a Academia Paranaense de Letras elegeu, por unanimidade dos presentes, a acadêmica Chloris Casagrande Justen para a presidência da Casa, no biênio 2013-2014. Chloris já figurava nas gestões anteriores, ocupando a vice-presidência e, nessa condição, respondeu outras vezes pelos destinos da nossa  maior  Instituição de Letras. A nova presidente e sua diretoria tomam posse proximamente, em solenidade ainda a ser designada.

À propósito, vale destacar que Chloris é mulher de amplo renome em nosso Estado e até fora dele, senhora de um rico e invejável currículo, construído à conta de sua devoção à educação e às letras. É educadora por formação e desempenho na direção de importantes instituições do ensino, integrante  e conselheira  de diversos órgãos de  administração superior do ensino paranaense.

Foi pioneira em nosso Estado, na implantação do Estatuto da Criança e Adolescentes e é responsável pelo projeto que imprime novo tratamento pedagógico ao ensino da história paranaense, na escola fundamental e média.

Sua atividade cultural se multiplica ainda através de permanente atuação em todas as estâncias culturais, como poeta de constante inspiração, membro das nossas principais academias de letras, autora de livros, palestras  e publicações sobre a educação e a criança.

Ademais, constitui autêntica líder feminina, reconhecida por homenagens, placas, diplomas e  medalhas oficiais e de entidades culturais privadas, do país e até do estrangeiro.

Porém, seu maior troféu de empreendedora talvez seja sua atuação à frente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, que credita à sua presidência e visão de negócios, a sede própria que hoje ostenta, ocupando dois amplos andares de um belo prédio no centro da cidade, reunindo desse modo, entre outros predicados, condições materiais que certamente privilegiaram sua conversão numa das instituições atuais de maior liderança nas atividades culturais de Curitiba.

Assim Chloris Justen na futura gestão da  Academia Paranaense de Letras constitui  uma promessa de imprimir ainda maior representação e difusão às nossas letras, à altura das tradições e padrão de cultura do povo paranaense.

RUI CAVALLIN PINTO

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral