A APL – Online

A Academia Paranaense de Letras acaba de disponibilizar, via internet, a biografia e todo o acervo de cultura que seus antigos integrantes, patronos e fundadores, sem descurar o valor cultural de seus atuais ocupantes, deixaram e deixam como contribuição às suas atitudes frente aos acontecimentos que vivenciaram.

Dessa forma, o acesso ao endereço www.academiapr.org.br constitui-se hoje um manancial riquíssimo de informações e biografias de um largo período da evolução cultural e política do Paraná, na lavratura original da pena de nosso saudoso Túlio Vargas, tendo como colaboradores Wilson Boia e Valério Hoerner Junior.

Alí poderão ser encontradas, facilmente, as biografias notáveis de, entre outros, Rocha Pombo, Cãndido Lopes, Dr Muricy, Bento Munhoz da Rocha Netto, Francisco Cunha Pereira, Euro Brandão, Helena Kolody, nomes de pessoas ilustres que hoje engalanam a titulação de nossas principais vias urbanas, mas que continuam como desconhecidos.

Por outro lado, não podemos deixar de considerar as enormes vantagens que isso representa em termos de vulgarização da cultura paranaense, que doravante está acessível não só para qualquer pessoa, individualmente, como também nas escolas que doravante poderão instituir um estudo regular de evolução da cultura paranaense, tendo como personagens as suas mais legítimas lideranças, como a do Barão do Serro Azul ou Vicente Machado.

A propósito, a Academia Paranaense de Letras, ao lado de seus valores literários e jornalísticos, guarda uma grande expectativa com relação à implantação regular de estudos históricos em nossas escolas, sonho alimentado há longo tempo por sua atual presidente, Chrolis Casagande Justen.

O trabalho intelectual, por sua natureza discreta, corre o risco permanente de ficar desconhecido pela maioria das pessoas, o que demanda uma forte disposição das instituições e lideranças culturais em estar constantemente divulgando o que realmente permanece como expressão imorredoura da arte e do pensamento literário de nosso Estado.

Como é de conhecimento geral, a formação histórica paranaense tem contado com a ação e a presença de muitas pessoas vindas de outros rincões, o que naturalmente implica em pouco conhecimento do verdadeiro espírito paranista, que ainda está por se corporificar. As tradicionais organizações culturais de nosso estado, o Instituto Histórico e Geográfico, o Centro de Letras e a Academia de Letras têm se constituído em frentes de luta históricos para que este ideal se concretize.

Por tudo isso, a iniciativa da APL em colocar on-line a história bibliográfica de muitos nomes de sua cultura, é fato relevante que deve ser prestigiado por todos os seus habitantes.

Escrito por Antonio Celso Mendes, cadeira 34.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral