A cerimônia de posse da Presidente Chloris Justen

A cerimônia de posse da Diretoria – 2013/2014, da Academia Paranaense de Letras levou ao Clube Curitibano perto de duzentas e cinquenta pessoas: a platéia totalmente tomada, acrescida do número de pessoas em pé nas laterais e no “hall” de entrada e, somadas a esse número, os acadêmicos e pessoas presentes na coxia durante a cerimônia.

IMG_8439(clique para ampliar)

Ao abrir a cortina, a homenagem da Camerata Antiqua, representando a Fundação Cultural de Curitiba,  executada por um quarteto de violinos tocando Mozart, marcou com arte e sensibilidade, o início da sessão de transmissão de posse da Diretoria 2013/2014.

Convidadas as autoridades, a mesa diretiva da sessão foi assim composta: Acadêmico Eduardo Rocha Virmond, Presidente da Academia Paranaense de Letras; Chloris Casagrande Justen, Vice-Presidente; Paulino Viapiana, Secretário de Estado da Cultura, representando o Governador do Estado, Beto Richa; Desembargador Paulo Roberto Hapner, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Dr. Marcos Cordiolli, Presidente da Fundação Cultural de Curitiba; Vereador Dr. Paulo Salamuni, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba; Dr. Rogério Andrade Mollinari, Vice-Reitor da UFPR representando o Magnífico Reitor, Zaki Akel; Dra. Márcia Oleskovicz Fruit, Presidente da Fundação de Ação Social, representando o Prefeito Municipal de Curitiba, Gustavo Fruit; Cecília Bezerra Coelho Hauer, representando a Secretária de Estado da Ação Social, Fernanda Richa; Vereadora Noêmia Rocha, representando os Vereadores de Curitiba; Dra.Vânia de Sousa Ennes, Vice-Presidente do Centro de Letras do Paraná, representando as instituições culturais de Curitiba e o Acadêmico Rui Cavallin Pinto, Secretário da Academia Paranaense de Letras.

IMG_8540(clique para ampliar)

Algumas autoridades na platéia e que não se apresentaram, foram, na sua maioria,  citadas durante a cerimônia. Entre elas: Dr. Olympio de Sá Sotto Maior, Procurador do Estado; Dr. Oscar Alves, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná; Des. Munir Karam, representante da Associação dos Magistrados do Paraná; Dr. Sérgio Q. M. Pitaki, Presidente da Academia Paranaense de Médicos Escritores; Rafael de Lala, representando o Movimento Pró Paraná; Dr. Paulo Walbach Prestes, representando o Centro de Letras do Paraná; Conceição Barindelli, Presidente da BPW; Paulo Rink, Vereador da Câmara Municipal; Engenheiro Dr. Omar Sabbag Filho, Diretor Presidente do LACTEC; Lygia Lopes dos Santos, Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná; Ariosvaldo Trancoso Cruz, Presidente da Academia José de Alencar; Lylian Vargas, Promotora Cultural do Shopping Palladium; Terezinha Abagge, Diretora Geral do Clube Curitibano; Desembargadores  Adolpho Kriger Pereira, José Simões Teixeira, Édson Ribas Mallachine, Luiz César de Oliveira, Ruy Fernando de Oliveira; Dr. Clarício Paulo Casagrande, Diretor Presidente do Inter-Americano; Professora Everli do Canto, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitiba; Dra. Elizabeth Maia, Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Curitiba.

IMG_8364(clique para ampliar)

Na platéia, os filhos, netos e bisnetos da vice-presidente Chloris Casagrande Justen, a ser empossada Presidente, 2013/2014, representavam os seus familiares.

O Acadêmico Presidente declarou aberta a sessão e convidou os presentes para ouvirem o Hino Nacional. Após o Hino, o Presidente Eduardo Rocha Virmond citou as características da solenidade e apresentado um sucinto relatório de sua gestão, disse de seu empenho vitorioso de receber e instalar a Biblioteca Norton Macedo e dar novas  linhas à Revista da Academia e à Semana da História do Paraná. Tecendo considerações sobre a Academia e seus propósitos, apresentou a Presidente Eleita Chloris Casagrande Justen, destacando  aspectos de sua personalidade, enaltecendo assim, a sua eleição para o cargo, no que foi bastante aplaudido.

Seguiu-se o discurso de saudação à nova Presidente, na palavra do Acadêmico René Ariel Dotti, que analisou as condições institucionais da sociedade atual e a pouquíssima relevância governamental no atendimento cultural. Ao falar sobre a nova Presidente, disse do brilhantismo das suas atuações nos vários campos onde emprestou dedicada participação, terminando por ressaltar suas realizações na própria Academia, o que a credencia ao respeito de todos os acadêmicos. Finalizando, trouxe de toda a Academia, os votos de felicidade e sucesso à Presidente e Diretoria empossadas. Ao término foi muitíssimo aplaudido.

O ritual da transmissão de posse, com a assinatura dos compromissos assumidos, seguida da declaração oficial da posse da nova Presidente, foi  finalizada com a troca das cadeiras entre a Presidente empossada e o Presidente 2011/2012.

O pianista Sérgio Justen executou ao piano, a composição de sua autoria, intitulada CHLORIS, que compôs em homenagem à sua avó, agora Presidente da Academia.

As palmas dos presentes, disseram da beleza da música e da competência do artista.

A nova Presidente deu posse à Diretoria eleita, nesse momento solenemente em pé, assumindo todos, o compromisso regimental da nova Gestão. Ao término desse ato solene, a concertista Dalilla Wachelke Morgensterne executou o Hino do Paraná, ouvido pela platéia em pé, em uma saudação oficial ao Paraná.

A Presidente empossada pronunciou seu discurso de posse com entusiasmo e encantamento, citando nele, as principais metas de seu plano de ação para o biênio 13/14, assegurando seu compromisso com o futuro da Academia, tendo sido aplaudida durante muitos  minutos pela platéia, que se postara em pé.

IMG_8528(clique para ampliar)

Retornando a Mesa, a nova Presidente foi recebida, com palmas, pelas autoridades que a cumprimentaram efusivamente, formando, Mesa Diretora e platéia, em  uníssono, uma reverência à nova Presidente.

Retomando a direção dos trabalhos, a Presidente agradeceu a platéia, convidando o barítono Paulo Barato, acompanhado do pianista Sergio Justen para, cantando, representar a homenagem da Presidente a todos os presentes.

Após a apresentação da belíssima canção da música popular brasileira, Sertaneja, e das merecidas palmas, a Presidente Chloris Casagrande Justen convidou os presentes para o coquetel a ser servido no Hall David Carneiro e no Bar Inglês, dando por encerrada a sessão.

Uma agradável reunião de amigos, todos envolvidos por longas jornadas de dedicação à cultura e amor ao Paraná e ao Brasil, iniciaram-se, mais uma vez, com alegria e sonhos, as atividades da Academia Paranaense de Letras.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral