A posse de Guido Viaro

O Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação recebeu a Academia Paranaense de Letras na noite de quinta-feira (4 de abril), para a sessão solene de posse do Acadêmico Guido Viaro na Cadeira nº 14. As centenas de familiares e convidados que lotaram o espaço assistiram a uma cerimônia breve e criativa, comandada pela presidente da APL, Chloris Casagrande Justen. Saudado por Ário Dergint, que apresentou as credenciais do novo integrante, autor de 11 romances, Guido Viaro mostrou um discurso inovador, no qual contracenam cinco personagens, em uma noite escura da cidade: Bernardino, Didio, Júlio, José Carlos e um viajante que poderia ser o avô do empossado, também Guido. Logo descobre-se que os quatro primeiros são seus antecessores. Todos mantém sua imortalidade, enquanto preparam a imortalidade de quem os sucederá na Cadeira. Era o que faziam na noite de inverno curitibano, é o que fará o novo acadêmico.

Guido Viaro - discurso (clique para ampliar)

Guido Viaro, nascido em 1968, é atualmente o mais jovem integrante da APL, recebendo seu diploma e a pelerine aos 44 anos. Contrapõe-se ao patrono da cadeira nº 1, Vieira  dos Santos, o mais antigo, nascido em 1784.

Acadêmicos presentes à posse de Guido Viaro

Acadêmicos reunidos1 (clique para ampliar)

Antônio Celso Mendes, Eduardo R. Virmond, Paulo Vítola, Paulo Venturelli, Dante Mendonça, Jeorling Cléve, Carlos Antunes, Léo de Almeida Neves, Clemento Juliatto, Clotilde Germniani, Ário Dergint, Adélia Woellner, Ernani Straube, Guido Viaro, Chloris C. Justen, João Manoel Simões, René Dotti, Rui Cavallin Pinto, Ernani Buchmann.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral