Academia Mourãoense de Letras informa:

Edilaine Castro vai receber Comenda Vida e Liberdade neste sábado

A empresária Edilaine Maria de Castro será homenageada com a Comenda Vida e Liberdade, criada pela Academia Mourãoense de Letras, para destacar personalidades que se destacaram no meio cultural, artístico e literário, que por sua atuação são exemplos e dignificam a cultura mourãoense. A entrega da comenda está confirmada para o dia 23 de maio, no Plenário da Câmara de Vereadores, às 19h30m. Na mesma solenidade será comemorado os 13 anos de fundação da Academia.

Edilaine foi indicada pelo grande envolvimento com a questão cultural local. Ela foi presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) na gestão do prefeito Tauillo Tezelli (1997/2004).  Durante sua passagem pelo órgão, entre outras conquistas, destacam a instalação do Museu Municipal em sede própria; a criação do Espaço da Cultura Popular; a Casa da Banda; a Casa da Música; as reformas na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, a criação do Centro Cultural Itinerante, que levava oficinas e espetáculos para os bairros distantes.  Além do envolvimento da comunidade artística no processo de desenvolvimento do Plano de Gestão Cultural. Isso culminou na criação de vários espaços, elaboração de eventos, na participação em festivais e em discussões importantes, destacando-se o Fepac – Fundo Especial de Promoção de Atividades Culturais, a estruturação das companhias de Folias de Reis, dos blocos de carnaval, do movimento hip hop, dos grupos de dança e teatro e outros. Edilaine também é presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg). Recentemente foi homenageada pelo Poder Legislativo mourãoense.

Comenda Vida e Liberdade

A Comenda Vida e Liberdade foi criada em 2013 pela Academia Mourãoense de Letras. Já receberam a homenagem o ex-prefeito José Pochapski, prof. Assabido Rhoden, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini e a prof. Eleni Santos Ferreira. Ela é entregue aos agraciados em sessão solene da entidade, anualmente, no mês de maio, integrando as comemorações do aniversário de fundação da AML.

O presidente da Academia Mourãoense de Letras, Jair Elias dos Santos Júnior explica que a iniciativa demonstra reconhecimento a grandes personalidades que contribuíram e continuam contribuindo com a cultura mourãoense. “Edilaine Maria de Castro é uma referência da cultura mourãoense no Paraná. O seu envolvimento com a cultura local, o seu legado e a sua obra, fez dela merecedora deste reconhecimento”, destaca.

comenda vida e liberdadeedilaine castro

Publicado em Geral