Curso resumido da história do Paraná

O conhecimento da história se renova a cada descoberta de um documento, um testemunho ou o estudo de uma nova perspectiva dada por um pesquisador. Não obstante, são grandes os obstáculos gerados pelo desinteresse das novas gerações em conhecer a história, como se ela não influenciasse e não fosse a continuação de acontecimentos que estamos vivenciando.

É dessa forma que o empenho da Academia Paranaense de Letras em divulgar e implantar nas escolas o conhecimento da história do Paraná torna-se importante, agora facilitado pela inserção em seu site www.academiapr.org.br de um curso resumido em 18 aulas, com consulta gratuita por professores ou qualquer pessoa desejosa em conhecer a história do Paraná.

Bandeiras Estados do Brasil

Os resumos, escritos pelo acadêmico e prof. Antônio Celso Mendes (cadeira 34), tiveram como fonte de pesquisa principal a obra do historiador paranaense de grande renome, o professor Rui Wachowicz, que pertenceu à Academia Paranaense de Letras, obra essa recomendada como a mais didática e a mais acessível para a compreensão da evolução social e política do estado (História do Paraná. Ponta grossa, Ed Universidade Estadual, 2010, 10ª edição).

O curso compõe-se de 18 aulas, iniciando com uma motivação, um pensamento ou aforismo que reflita o caráter do problema, sendo recomendável  que a aula termine com uma reflexão sobre os aspectos passíveis de discussão, tornando-se úteis na consolidação do que foi aprendido.

Dessa forma, a APL apresenta uma importante contribuição à cultura do Paraná, no momento em que se empenha em superar os obstáculos burocráticos que têm dificultado a implantação da disciplina História do Paraná nos currículos das escolas fundamentais e médias do estado, conforme vem defendendo, há bastante tempo, a presidente da APL, Chloris Casagrande Justen.

Assim, vale a pena nos inteirarmos dos principais momentos que marcaram a transformação do estado e da república, como foram o cerco da Lapa, o contestado territorial entre o Paraná e Santa Catarina, entre outros acontecimentos, imprescindíveis no enriquecimento do acervo cultural de cada paranaense consciente de sua cidadania.

Porque a obra do prof Wachowicz encontra-se defasada em relação à evolução recente do estado, em suas transformações políticas e sociais, fomos forçados a procurar autores mais atuais, que nos pudessem oferecer os motivos relevantes e as lideranças que marcaram a história recente do estado, principalmente aquelas advindas no correr do século XX.

Como conclusão, o Paraná nos oferece hoje um panorama cheio de esperanças quanto à solução de seus atuais problemas, o que não deixa de ser o cumprimento da nossas responsabilidades em relação às gerações que virão.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral