Notícia da visita da Presidente da Academia ao Presidente da ALP, Deputado Valdir Rossoni

Rossoni recebe sugestão para alterar projeto que inclui escritor paranaense em questão do vestibular

A presidente da Academia Paranaense de Letras (APL), Chloris Casagrande Justen, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, uma proposta para alterar o projeto de lei 290/2013 que está tramitando na Casa que obriga instituições de ensino superior do estado a incluírem nos vestibulares, no mínimo, uma questão sobre a obra de escritor paranaense. A APL sugere a supressão do artigo segundo do projeto, que considera escritor paranaense “aquele que integra ou integrou a Academia Paranaense de Letras”.

Chloris explicou que este artigo viola o princípio da igualdade por excluir grandes nomes da literatura paranaense que não fazem parte da Academia, como Dalton Trevisan, Paulo Leminski e Cristovão Tezza.

O presente do Legislativo se comprometeu a submeter à sugestão para análise, juntamente com o autor do projeto, o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), para encontrar a melhor forma de corrigir a distorção. “Poderá ser apresentada uma emenda supressiva ao texto quando o projeto for apreciado em plenário”, propôs o deputado Rossoni.

Parceira com o Governo

A presidente da APL também apresentou ao deputado o projeto ‘Academia vai à Escola’, realizado em parceria com a Secretaria de Educação que tem por objetivo valorizar a cultura e história do Paraná na rede estadual de ensino. O projeto prevê a realização de cursos e ações de capacitação de professores sobre a história e a cultura paranaense.

Deputado Rossoni - Presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Justen Deputado Rossoni - Presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Justen1 Deputado Rossoni - Presidente Rossoni e a Presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Justen2 nani gois-2

Notícia publicada no site do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Valdir Rossoni. http://www.valdirrossoni.com.br/ 

Publicado em Geral