Notícias da diretoria

Conforme havia sido programado, teve lugar no dia 19 de dezembro, data da emancipação política do Estado, às 14,30 hs, no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, com a presença do Vice-governador e Secretário da Educação, Flávio Arns, bem como do Secretário da Cultura, Paulino Viapiana e outras autoridades estaduais, compareceram os acadêmicos Chloris Casagrande Justen, presidente da APL, Adélia Maria Woelner, Ario Dergint, Antonio Celso Mendes, Eduardo Rocha Virmond, Renê Ariel Dotti, Clemente Ivo Juliato, Rui Cavalin Pinto, Ney José de Freitas, Leo de Almeida Neves, Dante Mendonça, Ernani Buchmann, Darci Piana, Clotilde Branco Germiniani e Albino de Brito Freire, e na presença de grande número de assistentes, foram assinados os seguintes atos de deliberação e parceria:

  1. A Academia vai  à Escola”, Termo de Parceria com a Secretaria de Educação do Estado, para a implementação da Lei 13.381/01, destinada a desenvolver o estudo da História do Paraná nos níveis fundamental e médio.
  2. Assinatura do ato de transferência do prédio Belvedere, localizado na praça Garibaldi, para servir como sede administrativa da APL, com a manutenção a cargo do Museu Paranaense, conforme homologação da Secretaria da Cultura.

Em discurso proferido na ocasião, a presidente da Academia Paranaense de Letras agradeceu as providências levadas a efeito pelas autoridades estaduais em prestigiar a APL, órgão cultural do Estado fundado em 1936, pela liderança de Ulisses Falcão Vieira e Emiliano Pernetta, entre outros, realçando o empenho da APL em promover os estudos históricos referentes ao desenvolvimento do Estado.

A sessão solene contou também com uma parte musical, a cargo de orquestras de câmara da Capital, que executaram diversas peças clássicas. O encerramento da sessão deu-se às 16:30 hs.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral