Os Pilares da Academia

Em primeira reunião de trabalho, a Academia Paranaense de Letras esteve reunida para analisar o anteprojeto Pilares da Gestão 2013/2014, base da programação a ser desenvolvida pela presidente Chloris Casagrande Justen.

Pontos de relevo a serem dinamizados, os pilares são os Indicadores das carências e das propostas que levarão à esperada dinamização da APL.

As considerações dos acadêmicos valorizaram os projetos e, a  proposta de selecionar as prioridades levou à proposta aprovada, de as responsabilidades serem assumidas de imediato.  Assim, por escolha própria de cada acadêmico,  muitos projetos já estão em ação.

Considerados de prioridade máxima, cada um dos “Projetos Administrativos” ficou sob a responsabilidade de um ou mais acadêmicos, entre os quais, Ernani Straube, René Dotti, Ário Taborda Dergint e Chloris Casagrande Justen.

O ”Projeto Promoções Culturais” foi palco de entusiasta aprovação,  ficando definido que para nomenclatura dos prêmios será de personalidades de grande significância do Paraná. Dirigirá o grupo de trabalhos,  o acadêmico Ernani Straube.

O Projeto Arquivo e Memória, com muitas abordagens, recebeu sugestões sobre a competência dos acadêmicos ausentes para a sua contribuição, em vista do que  não houve definição exata dos responsáveis. Também dada a hora tardia.

Foi aprovado, por unanimidade, o Café da Manhã com personalidades convidadas e, a partir de agora nas sextas-feiras, mantendo-se localizado do restaurante do SENAC. Por  uma atenção  especial a responsabilidade permanece com o Acadêmico Ernani Straube.

Para os projetos Eventos Comemorativos, com júbilo, o Acadêmico Irmão Clemente Ivo Juliatto, Magnífico Reitor da PUC, assumiu o Grande Concerto de Aniversário – 2013 – A Academia recebe com Arte.

Entremete, foram abordados muitos assuntos, entre eles a necessidade de intercâmbio  com as universidades, os projetos de leitura, as datas de premiações; a urgência de inter ligação com as academias de todo o Paraná e do Brasil: a necessidade do uso da mídia na divulgação da dinâmica da Academia; a importância de manter o nível da Revista e, ao mesmo tempo agilizar, como revista virtual, o Academus.

Chloris Casagrande Justen

Presidente

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral