Paulo Vítola e Cecília Vieira Helm eleitos para a APL

A Academia Paranaense de Letras elegeu nesta terça-feira, 15/03, os novos ocupantes das cadeiras nº 25 e 39. Para a primeira foi eleito o poeta, compositor e cronista Paulo Francisco de Souza Vítola, autor dos musicais “Cidade sem Portas ” e “Paraná, Terra de Todas as Gentes”, ambos em parceria com o também acadêmico Adherbal Fortes. O curitibano Paulo Vítola fez carreira no jornalismo e na publicidade, exercendo atualmente a presidência da TV e Rádio Educativa do Paraná. Em 2007 lançou o livro autobiográfico “Chucrute & Abacaxi com Vinavuste”.

A cadeira nº 39 será ocupada pela antropóloga, especialista em Etnologia Indígena, Cecília Vieira Helm. Nascida em Curitiba, Cecília colabora com o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFPR. É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre as etnias indígenas que ocupam terras tradicionais no Paraná. Escreveu também sobre a História da Antropologia no Estado (“Os 50 anos da Antropologia no Paraná”). Entre seus trabalhos recentes, estão “Laudo antropológico sobre disputa de terra na reserva indígena Mangueirinha”; “Diálogos entre Direito e Antropologia: primeiras aproximações interdisciplinares; “A Etnografia, a perícia e o laudo antropológico nos processos judiciais”; e “A Antropologia dos Nativos”, publicado pela Universidad Autonoma de La Plata, Argentina.

Luís Guilherme Bergamini Mendes, administrador do site da APL, é Engenheiro de Computação formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mantém o site da APL desde 2001.

Publicado em Geral